Existem diversos tratamentos para melhorar a textura da pele – e o botox é, sem dúvida, uma das grandes inovações do setor estético. A substância figura entre os procedimentos mais procurados no Brasil e no mundo.
Por se tratar de uma terapia não-invasiva, a toxina botulínica é bastante recomendada para amenizar rugas de expressão: pés de galinha, linhas da testa e entre as sobrancelhas. Também é uma boa pedida para levantar o olhar e dar um ar de rejuvenescimento ao rosto.
De maneira geral, a aplicação da toxina botulínica no músculo alivia a contração muscular, atenuando as rugas dinâmicas. Mas, ao contrário do que se pensa, o fármaco possui outras finalidades para além da estética: o botox também é um bom tratamento para hiperidrose, bruxismo, paralisia facial e até cefaleia.
Diante de tantas possibilidades, é comum que algumas informações sobre a toxina botulínica apareçam distorcidas, levando a muitos mitos e inverdades sobre a substância e suas linhas de tratamento.
Para desfazer boatos e esclarecer dúvidas dos pacientes, separei aqui alguns mitos e verdades que podem ser muito úteis na hora de pesquisar sobre o botox.
Botox ajuda a melhorar rugas e linhas de expressão
Verdade!
A aplicação da toxina botulínica promove efeito miomodulador, impedindo a contração dos músculos. Dessa forma ela exerce sua ação de prevenir e remediar as rugas de expressão.
O resultado da aplicação de botox é permanente
Mito!
O efeito do botox é transitório, durando em média quatro a seis meses. Depois desse período, nova aplicação da toxina botulínica pode ser realizada.
Gestantes não devem fazer aplicação de botox
Verdade!
A gravidez é um momento da vida da mulher cercado por cuidados, em especial os relacionados às substâncias medicamentosas de qualquer natureza. Nesse sentido, é importante esperar o parto para realizar o procedimento, garantindo assim saúde para a mãe e para o bebê.
O Botox pode ser utilizado para aumentar os lábios
Mito!
O botox não tem a função de aumentar o contorno e o volume labial, mas sim relaxar a musculatura. Esse tipo de preenchimento é feito com ácido hialurônico.
Contudo, a utilização da toxina botulínica na região pode ser aplicada com outras motivações, como elevar os cantos da boca, suavizar e remover linhas de expressão (código de barra) e corrigir o sorriso de quem mostra muito a gengiva, entre outros.
Aplicação de botox não dói
Verdade!
Diferente de outros procedimentos estéticos que podem ser doloridos, a aplicação de botox, sob anestesia tópica, é praticamente indolor. Por meio de uma agulha bem fina, a substância é injetada nos pontos determinados pelo médico, de acordo com cada paciente.
A aplicação é bem rápida: dura em torno de 10 a 20 minutos.
O botox deixa o rosto artificial
Mito!
O botox quando aplicado sob técnica e dose apropriadas produz um resultado natural. Em mãos experientes, o botox é uma excelente arma contra o envelhecimento, gerando resultados naturais e sutis.
Mas não é um procedimento isento de riscos, principalmente se o procedimento não for realizado por um profissional da área médica. É possível que ocorram problemas de assimetria facial, ou seja, uma sobrancelha ficar mais erguida que a outra ou um olho mais fechado que outro.
Aqui na Clínica Lucas Miranda buscamos sempre resultados discretos e naturais, respeitando o contorno do rosto e as características do paciente. Se o seu desejo é suavizar as marcas de expressão, trazer leveza no semblante e melhorar a autoestima, nossa equipe vai te ajudar.
Entre em contato com a gente, e marque sua consulta!