As redes sociais – e até mesmo alguns sites voltados para saúde e beleza – viraram um mundo à parte. Vai dizer que você ainda não reparou que o Instagram, por exemplo, é um lugar em que todas as pessoas estão sempre lindas, felizes e satisfeitas com a aparência, incluindo (mas não se limitando a) seus procedimentos estéticos…
Ao ver as fotos de botox antes e depois, o impulso de muita gente é ir logo fazer o tratamento, principalmente se o preço for atrativo. Contudo, não se engane! Imagens da internet não devem ser consideradas parâmetro para escolher um estabelecimento e realizar procedimentos como o botox.
Afinal, nem tudo é o que parece! E, não, não é porque “está na internet” que o resultado é real.
Dentre os procedimentos estéticos mais buscados nas clínicas, o botox é o campeão quando o assunto é rejuvenescimento. Trata-se de uma técnica que desacelera a ação dos músculos na região facial e impede, parcial ou totalmente, a contração muscular.
A aplicação da toxina botulínica, substância do botox, é realizada por meio de injeções em áreas específicas, conforme demanda de cada paciente. Com ele é possível reduzir rugas e linhas de expressão e proporcionar uma aparência mais jovem.
Entre as regiões amenizadas pelo botox podemos destacar o espaço entre as sobrancelhas, na testa, ao redor da boca (bigode chinês) e ao redor dos olhos (pés de galinha), entre outros. Normalmente, os resultados da intervenção podem ser notados em 15 dias.
Quem tem o mínimo de intimidade com a internet sabe que, no ambiente digital, tudo é possível. Assim como acontece em outras áreas, existem pessoas pouco habilitadas para exercer determinadas funções também no campo da estética.
Como a área tem crescido e ganhado visibilidade nos últimos anos, profissionais de outros setores, para além da medicina dermatológica, vêm realizando tratamentos e publicando fotos nas redes sociais do botox antes e depois.
É fato que a toxina botulínica traz resultados surpreendentes, desde que o procedimento seja realizado com responsabilidade e técnica. Mas, no entanto, fotos na internet podem ser manipuladas com o uso de programas de edição como Photoshop, ou a utilização de modelos ou banco de imagens.
O bom e velho filtro do Instagram também pode ser usado para te fazer acreditar em um resultado primoroso que não foi necessariamente verdade.
Com toda certeza é interessante fazer comparações, mas existem perigos ao se decidir pelo serviço utilizando apenas as fotos de botox antes e depois como referencial. Um procedimento mal feito e sem o acompanhamento de um médico pode afetar a saúde e a autoestima do paciente.
O botox é um procedimento relativamente simples, indolor e rápido. O tratamento em si tem pequenas chances de complicações, mas elas ocorrem com mais frequência do que imaginamos quando profissionais pouco capacitados executam a aplicação de maneira inadequada.
Nesse caso, os riscos podem envolvem:
Um dos objetivos do tratamento é proporcionar harmonização, equilibrando a expressão do rosto. Mas, quando mal aplicado, o botox pode causar assimetria facial. Ou seja, você pode sair da clínica de estética com uma sobrancelha mais erguida que a outra, um lado da face mais enrijecida ou um olho mais fechado que outro.
Essa discrepância só é amenizada com o passar do tempo, quando a toxina perde o efeito, o que pode ocorrer dentro de quatro a seis meses.
Profissionais que não são da área médica e fazem uso incorreto da substância podem errar a mão no momento de aplicar a toxina botulínica, e a principal consequência desse exagero é um rosto paralisado, sem expressão. Mas, se um médico especialista realizar o procedimento, os riscos desse resultado adverso serão mínimos.
Essa consequência se dá pela aplicação exagerada da toxina botulínica e má localização da injeção. Nesse caso, o produto aumenta o risco de migração para áreas que não deveriam receber o botox, afetando, por exemplo, o músculo que abre a pálpebra superior.
Esse é outro risco que pode afetar a saúde do paciente. Impulsionadas pela possibilidade de realizar o tratamento estéticos mais baratos, muitas pessoas acabam sendo cobaias de produtos não autorizados pela ANVISA.
Estamos falando, aqui, de consequências que podem ser irreversíveis, causando úlceras, gangrena, deformidade e necrose da pele.
Ao buscar atendimento estético, não olhe apenas as fotos de botox antes e depois da internet. Lembre-se: elas podem ser manipuladas nas redes sociais. O intuito dos estabelecimentos que se utilizam desse dispositivo de enganação é somente financeiro.
Para não cair em ciladas, os procedimentos que envolvem a aplicação de botox devem ser realizados por dermatologistas especializados. Eles são capazes de fazer um diagnóstico do rosto e prescrever a dose correta da substância.
Se eliminar rugas é o seu interesse, aqui na Clínica Lucas Miranda você pode fazer botox de maneira segura e com todos os protocolos que aliam ciência e alta tecnologia para a eficácia dos resultados.
Entre em contato com a gente e marque sua consulta!