Quando se fala em cuidados com a pele, logo se pensa em tratamentos para envelhecimento e combate à rugas, marcas de expressão e flacidez. No entanto, o tecido cutâneo pode apresentar uma série de problemas considerados graves à saúde do organismo que podem acabar tirando a sua paz.
Vale lembrar que a pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, está vulnerável a diversos tipos de enfermidades, que vão desde uma simples alergia até situações mais intensas. Por exemplo: o surgimento de uma vermelhidão pode ser irritação a algum tipo de produto, ou uma lesão mais séria que exige exames e investigação.
Não estamos 100% livres de contrair uma doença de pele, mas muitas podem ser facilmente evitáveis desde que você tome os cuidados necessários. Abaixo, listei as principais – e a forma de se prevenir delas.
Veja!
A dermatite é uma das doenças de pele mais comuns, que pode ser causada por motivos diversos. Ela acomete várias partes do corpo, se caracterizando basicamente por coceira, vermelhidão, descamação, pequenas bolhas, ardência e queimação.
Contudo, esses sintomas dependem do tipo da dermatite, que se divide em:
Dermatite de contato: quando alguma parte da pele é exposta a substâncias que causam irritação ou alergia, podendo apresentar vermelhidão, fissura e ressecamento da pele.
Dermatite atópica: nesse tipo de dermatite a pele é mais seca e sofre com coceira intensa, apresentando lesões que formam crostas, podendo ou não descamar.
Dermatite seborreica: essa condição acomete áreas mais oleosas, como couro cabeludo, laterais do nariz, pálpebra, tórax e sobrancelha, tendo como características a coloração avermelhada, descamação e escamas esbranquiçadas ou amareladas.
Para evitar doenças de pele como a dermatite, o ideal é tomar banhos rápidos e mornos, utilizar sabonetes e cremes neutros e manter a pele sempre hidratada.
O câncer de pele é uma doença que responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil; o INCA (Instituto Nacional do Câncer) registra cerca de 185 mil novos casos a cada ano.
Geralmente a condição se caracteriza por manchas que coçam, descamam ou sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, cor ou forma e feridas que não cicatrizam são sinais de alerta.
Embora a doença seja grave, sua prevenção tem a ver com hábitos simples, como:
A herpes é uma doença de pele infecciosa causada pelo vírus HSV 1 e 2, que provoca feridas e machucados em algumas partes do corpo, principalmente nos lábios e na região genital.
Normalmente, a condição causa pequenas bolhas cheias de líquido formando crostas que, ao romper, levam o paciente a sentir coceira, ardor, formigamento e, alguns casos, febre. Após infectado pelo vírus, a pessoa permanece com ele por toda a vida.
Para evitar a manifestação da doença é necessário manter a imunidade em alta com uma boa alimentação. Além disso, deve-se evitar a exposição ao sol e manter hábitos básicos de higiene como não compartilhar objetos íntimos ou pessoais, incluindo roupas e artigos de maquiagem. Outro fator importante é ter relações sexuais sempre com o uso de preservativo.
A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por ácaros que se agrupam e se espalham rapidamente. O sintoma mais comum é a coceira intensa, além da vermelhidão.
A doença tem cura por meio da realização de tratamento indicado pelo dermatologista, que inclui remédios tópicos e/ou orais para aliviar a coceira e eliminar o ácaro.
A prevenção dessa doença de pele é muito simples: não compartilhe roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas com outras pessoas e evite contato íntimo com quem tem hábitos higiênicos duvidosos.
Se você tem alguma dúvida sobre doenças de pele ou precisa de tratamento para alguma condição cutânea, entre em contato com a Clínica Lucas Miranda e agende sua consulta!