A nossa pele é uma caixinha de surpresas. Basta uma mudança de estação ou um estímulo para provocar algum problema cutâneo. Esse é o caso da rosácea, doença dermatológica que pode trazer danos visíveis ao rosto.
A rosácea é caracterizada por uma vermelhidão intensa e persistente na face. A condição pode atingir qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele, mas afeta especialmente mulheres acima dos 30 anos.
O quadro decorre de um processo inflamatório associado à alteração vascular. As causas da rosácea ainda são desconhecidas, mas já se sabe que a predisposição familiar é um dos fatores de sua ocorrência.
No entanto, existem alguns gatilhos que podem provocar a dilatação dos vasos sanguíneos e aflorar o aparecimento da rosácea, mesmo em pessoas que não tem histórico da condição na família. São eles:
Além da vermelhidão no rosto, que é a queixa mais frequente da doença, a rosácea causa outros sintomas que mexem não somente com a aparência estética: eles também afetam a autoestima.
Posso citar, como exemplo, a secura nos olhos e pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço, além do aparecimento de pequenos vasos sanguíneos no nariz. As bochechas incham, o nariz pode ficar alargado, e há intensa sensação de calor na pele.
Sem contar que a rosácea também favorece o aparecimento de pápulas que se assemelham à acne, além do ressecamento.
A rosácea é uma doença para a qual, até então, não existe cura. Contudo, os tratamentos, desde que acompanhados pelo médico dermatologista, costumam ser eficientes, controlando os sintomas e prevenindo o seu avanço.
Os procedimentos mais comuns de combate à rosácea são feitos através da higienização correta da pele e da aplicação de produtos tópicos que podem aliviar os incômodos. Em alguns casos, o uso de antibióticos é prescrito.
Além disso, existem outros procedimentos médicos, de grande efetividade, que auxiliam nos cuidados com a rosácea, feitos na clínica dermatológica.
Vamos a eles:
Hygialux LED é uma tecnologia de ponta utilizada em procedimentos de rejuvenescimento da pele. Trata-se de um laser de baixa frequência responsável pela fotobiomodulação, princípio médico que estimula a fotoativação de mitocôndrias através de ação direta de luz especial nas células.
Essa técnica aumenta a produção de colágeno e elastina, garantindo uma pele mais firme. O laser atua no processo de cicatrização, acalmando a área afetada e melhorando a vermelhidão provocada pela rosácea.
O procedimento é totalmente indolor e sem contraindicação, devendo ser aplicado apenas em consultórios dermatológicos.
O ND Yag é o que existe de mais específico para o tratamento de lesões vasculares. Ele reduz ou elimina veias ou vasinhos dilatados, oferecendo resultados satisfatórios para o tratamento da rosácea. É um processo não invasivo que combate as irritações presentes na face.
Quando associado à Luz Pulsada, o laser se torna um importante recurso na prevenção da doença. A técnica aplica um flash intenso e rápido de luz que é absorvido pela pele. Isso reduz significativamente as manchas e estimula a produção de colágeno.
A toxina botulínica, também conhecida como toxina botulínica, já é bastante conhecida nas clínicas de estética por atuar na correção de rugas e marcas de expressão.
Mas, com o avanço das pesquisas, descobriu-se que ela pode ter outras indicações, como para o tratamento da rosácea. Aplicada mais superficialmente, e de forma difusa, no rosto, ela reduz a inflamação e a oleosidade da pele. Isso sem contar com a regulação do fluxo sanguíneo, que diminui a vermelhidão causada pela rosácea.
Se você sofre com a rosácea, saiba que, embora a condição não tenha cura definitiva, os tratamentos para diminui-la existem – e estão disponíveis na Clínica Lucas Miranda.
Vamos bater um papo e avaliar qual a melhor solução para o seu caso. Agende sua consulta.