O colo é a região que compreende pescoço, ombro e aquele pedacinho acima dos seios. Nas mulheres, ganha destaque especial quando colocam decotes. No entanto, durante a rotina de cuidados com a pele, essa área pode acabar sendo esquecida, acelerando os sinais de envelhecimento.
Não podemos nos esquecer que o colo também sofre com as agressões externas, como sol, poeira, poluição e mudanças de temperatura, provocando ressecamento, rugas, marcas relacionadas à má postura, como uso de celular ou computador e até mesma diferença de tonalidade.
Quando se prioriza apenas os cuidados com a face, o conjunto fica desarmônico, já que é perceptível a diferença de tratamento entre o rosto e colo. Enquanto um está hidratado e mais firme, o outro apresenta características de envelhecimento e flacidez.
Para ter um aspecto mais jovem e evitar o aprofundamento de rugas e linhas de expressão, sugerimos 5 dicas de cuidado com a pele na região do colo:
A aplicação do filtro solar deve ser feita diariamente e com reaplicação a cada duas horas, conforme for o nível de transpiração. No entanto, é fundamental que o produto se estenda até a área do colo e outras regiões expostas. Além de proteger contra as ações nocivas dos raios UVA e UVB, prevenindo o aparecimento de rugas, marcas de expressão e câncer de pele, o protetor ainda mantém a pele uniforme.
A região do colo sofre com os efeitos da idade e também com as agressões diária, como suor, vento e atrito com roupas, acessórios e até mesmo da toalha. Tudo isso enfraquece a barreira de proteção do colo, contribuindo para a formação de rugas e o envelhecimento da pele.
Manter a hidratação do colo é super importante, de preferência após o banho, já que é o momento que a pele absorve melhor os ativos do creme ou do óleo. Com isso, ajuda a reforçar a barreira de proteção e melhora a textura da região.
Produtos antioxidantes são ativos que combatem os radicais livres, moléculas que aceleram o processo de envelhecimento e favorecem o surgimento de rugas, linhas de expressão e manchas na pele.
Investir em cosméticos com essa formulação ajuda a combater esses radicais que degradam o colágeno e a elastina, proteínas que dão sustentação à pele. Faça igual no rosto: aplique o produto por todo o colo e sinta os benefícios dessas substâncias no tratamento da região.
Muita gente não acredita, mas massagear a região na hora da aplicação dos produtos ajuda a suavizar rugas no colo, facilitando, inclusive, a penetração das substâncias na pele. Comece com batidinhas leves com as pontas dos dedos e depois coloque um pouco mais de pressão, sempre em sentido ascendente.
Cremes, massagens e aplicação do protetor solar são excelentes maneiras de cuidar da pele do colo. No entanto, é preciso utilizar os produtos corretos que vão agir de acordo com a sua necessidade.
Por isso a necessidade de consultar um médico para que ele possa passar todas as orientações: não há nada como ter o acompanhamento de especialistas no processo de rejuvenescimento.
Além disso, existem tratamentos mais avançados, realizados em consultório, que o próprio dermatologista pode recomendar. Afinal, muitos pacientes não desenvolvem apenas rugas e marcas de expressão, mas, também, as famosas papadas, um acúmulo de pele ou gordura.
Nesse caso, os cosméticos podem não ser muito eficientes; aí, procedimentos dermatológicos minimamente invasivos são indicados, como a Lipo-Enzimática de Papada, realizada como micro injeções de enzimas que acabam com a gordura localizada na região do pescoço.
Quer conhecer mais sobre os cuidados específicos para a pele do seu colo? Agende uma consulta na Clínica Lucas Miranda e vamos conversar a respeito, tirar dúvidas e escolher o melhor procedimento para o seu caso.